Indústrias de Santa Catarina
Neste post vamos mostrar como a indústria de Santa Catarina é diversificada e importante,não só para a economia do estado mas também para o país e algumas delas até mesmo para o mundo.Mostrando as grandes empresas que algumas pessoas conhecem mas não sabem que pertencem ao nosso estado.
Indústria Têxtil:
O sul de Santa Catarina é uma área com grandes indústrias têxteis com empresas que se destacam dentro e fora do país.
Essa foi a indústria que mais gostamos, pois a indústria têxtil é o inicio do mercado da moda já que antes da roupa chegar ao Glamour das passarelas ela passa por vários passos deis do desenho até chegar as lojas onde poderemos compra-lá.
História Hering:
Uma antiga e muita bem sucedida indústria têxtil de Santa Catarina (Blumenau) é a Hering que tem várias franquias empalhadas pelo Brasil e 15 franquias no exterior com sua sede em Blumenau no Norte de Santa Catarina,sua história começou em 1880 quando os irmãos Hermann e Bruno Hering imigrantes alemães fundaram na cidade de Blumenau uma confecção de camisetas, que deu continuidade a uma tradição da família.
A mais de 130 anos no mercado a Hering continua sempre seguindo as tendências e exigências do mercado da moda e é a maior empresa de vestuário do Brasil e a segunda maior da América Latina.
Loja:
História Malwee:
Apesar de deis de 1906 a família Weege já estar dentro do ramo industrial e comercial abrindo sua fábrica de lacticínios da Firma Weege, foi só em 1968 que a família entrou para o ramo de vestuário depois de ter passado pelo frigorífico, posto de gasolina, loja de departamentos e plantação de arroz, a família decidiu ocupar o prédio do frigorífico já fechado para abrir uma malharia.
Depois de adquirirem as maquinas a empresa tomou forma e segui com a: tecelagem de malha, tinturaria, estamparia, corte, costura,dobração e expedição. Hoje a empresa tem sua sede em Jaraguá do Sul e duas expansões em Blumenau e Pomerode e também duas no estado do Ceará e da Bahia.
Sede da Malwee em Jaraguá do Sul:
História Colcci:
Apesar de muitas pessoas não saberem a marca Colcci famosa no Brasil e no mundo e representada pela grande modelo Gisele Bündchen pertence à AMC Têxtil que à comprou no ano de 2000 e é uma empresa de Santa Catarina que tem sua sede em Jaraguá do Sul.
A AMC soube mexer no que tinha que ser mexido na marca e manteve o que estava bom fazendo com que a marca hoje em dia seja uma das maiores do Brasil.
Hoje a Colcci tem lojas não só no Brasil mas também na: Arábia Saudita, Chile, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Japão, Malta e Portugal.
Campanha Colcci Gisele Bündchen:
Sede AMC Têxtil Jaraguá do Sul:
Indústria metal-mecânica:
Também na região Norte de Santa Catarina se destaca a indústria metal-mecânica.
História WEG:
A WEG é uma das maiores empresas de motores elétricos do mundo quem tem sua sede em Jaraguá do Sul, cidade de Santa Catarina. A indústria foi fundada em 1961 por Werner Ricardo Voight, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. WEG significa caminho em alemão e também é a união das letras do primeiro nome de cada um dos fundadores.
Foi na década de 1980 que a empresa começou a fabricar geradores, componentes eléctricos produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletro isolantes.
Hoje em dia a WEG é uma multi nacional tendo além de várias fábricas espalhadas pelo Brasil, também fabricas na: Argentina, México, China, Portugal, Índia e está crescendo mais a cada dia.
.
História Fundição Tupy:
A fundição Tupy foi fundada em 1938 por Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz, dez anos antes da fundição existir Albano desafiou seus companheiros a descobrir a fórmula do ferro fundido maleável após várias tentativas em 1937 eles descobriram a formula certa, no ano seguinte começaram a fabricar as primeiras conexões com a marca Tupy.
Hoje em dia a empresa está entre as cinco maiores empresas de fundição do mundo e atende cerca de 30 países.
Países atendidos pela Fundição Tupy:
Indústria cerâmica:
Um grande polo da indústria cerâmica no Brasil é a região de Criciúma que é conhecida internacionalmente e disputa no mercado com indústrias da Itália e da Espanha, em Santa Catarina a indústria cerâmica está focada na fabricação de pisos, faixas decorativas, azulejos,etc.
Cecrisa S.A:
É uma fábrica na cidade de Criciúma Santa Catarina que começou na década de 40 quando Diomício Freitas começou as atividades no setor extrativo de carvão mineral.
Hoje a Cecrisa tem cinco indústrias sendo três em Santa Catarina, uma em Goiás e uma em Minas Gerais, a empresa além de comercializar o produto para todo o Brasil exporta para outros 50 países em cinco continentes.
Logótipo Cecrisa:
Eliane:
A empresa começou em 1960,fundada por Maximiliano Gaidzinski na cidade de Criciúma em um período de inovação com os revestimentos cerâmicos, em 2010 a empresa completou 50 anos.
A Eliane S/A é uma das maiores exportadoras do Brasil exportando para 85 países de cinco continentes além é claro de vender seus produtos por todo o Brasil.
Sede Eliane em Criciúma:
Indústria Alimentícia:
É no Meio-oeste de Santa Catarina que se concentra a indústria alimentícia com grandes empresas conhecidas em vários países.
Sadia e Perdigão:
A Perdigão foi fundada 1934, por Saul Brandalise, na cidade de Videira (Santa Catarina) a empresa se originou de um pequeno armazém de secos e molhados, iniciando suas atividades industrias em 1939 com um abatedouro de suínos .
Em 1944 Attilio Fontana criou a Sadia na cidade de Criciúma Santa Catarina. No início ele tinha apenas um moinho e um frigorifico inacabado, mas com o dinheiro do moinho ele consegui acabar o frigorifico e em 1946 já abadia 100 suínos por dia e em 1947 abriu uma distribuidora em São Paulo.
Hoje em dia a Sadia já é uma marca consolidada no país,com filiais na Argentina, Uruguai e Chile, escritórios na Itália, Inglaterra e Emirados Árabes e representações no Paraguai, Bolívia e Japão.
A Sadia e a Perdigão se uniram recentemente juntando dois grandes nomes do ramo alimentício do país tornaram-se ainda maiores.
Sede Sadia em Criciúma:
Sede Perdigão em Videira:
Referências:
http://www.tupy.com.br/portugues/empresa/historia.php
Beijos e Abraços!!!
Espero que vocês tenham gostado.
Beijos e Abraços!!!
Espero que vocês tenham gostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário